22 de janeiro de 2009

Guia para bombar bicicletadas

Fazer uma bicicletada todo mundo já sabe. Quem não sabe basta navegar na página da bicicletada ou ler o Apocalipse motorizado (tanto faz o livro ou o blog). Agora a questão que parece mais urgente é "como bombar uma bicicletada?"

A experiência de Sampa foi bacana e segue como referência. Lembrando que uma referência é apenas uma referência, um exemplo, não quer dizer que basta copiar, é só um caso de sucesso.

Pensando nisso resolvi juntar algumas memórias sobre aquela época romântica em que éramos menos de vinte. Essa é a minha visão da coisa e estou expondo ela aqui para que outras pessoas à critiquem e possamos aprender mais sobre o assunto. Talvez até criemos algum documento com toda nossa espertisse.


1 - Se não for divertido para você, não faça!!! Se você está perdendo o tesão pela coisa tem que escolher entre duas opções: leve coisas divertidas para dentro da bicicletada ou não participe mais.

2 - O sentimento de fazer parte, de encontrar pares é o que mais motivava as pessoas a voltarem. Pessoas que aparecem pela primeira vez tem que ser muito bem recebidas. É preciso ir até elas, se apresentar, conhecê-las, mostrar pra elas que aquilo pode ser tanto delas quanto já é de quem já está.

3 - A alegria contagia e a bicicletada é capaz de repor essa tão importante característica humana nos áridos espaços cimentados das cidades.

4 - A cerveja é o melhor lubrificante das relações sociais. As melhores bicicletadas sempre terminavam nos butecos.

5 - Um pouco de burocracia é bem vinda. Por mais que seja um movimento horizontal e ninguém mande em ninguém, nada impede que as pessoas se organizem e dividam tarefas de acordo com as possibilidades e habilidades de cada um. Se ninguém é capaz de realizar alguma das tarefas pretendidas, paciência, ela não será realizada até que alguém apareça em condições para tal.

6 - Rotina ajuda a organizar. Todo mundo tem que saber que a bicicletada acontecerá tal dia, em tal local, em tal hora, faça chuva ou faça sol, com uma ou com mil pessoas.

7 - Existe um número virtualmente infinito de panfletos e cartazes. Nada impede que você faça novos, o que não dá é para não ter nada nas mãos. Crie ou copie, tanto faz, mas arme-se de material de divulgação.

8 - Se você realmente acredita que vale a pena, não desista nunca. Nunca!!!

2 comentários:

tessie27 disse...

silvio

item 2

tirou as palavras da minha boca (e do ouvido da polly, rs)

A Bicicletada é um não sei o que tão gostoso!

Beijo

Flausino, L disse...

Caro Silvio.

Como comentei no Fórum. Este post tá muito massa. Aqui no Recife, temos o que se chama [não sei se tu já ouviu falar dessa gíria] umas almas sebosas, que dificultam um pouco a coisa, não deixa esse espírito da bicicletada fluir, acha que tem que ser sisudo, hostil, até com os carros, fato que acho tira um pouco da nossa superioridade de bicicleteiros [precisa muito argumento pra dizer que o carro é melhor. Infelizmente gente bossal quase consegue].

Teu post é bom, por ser irreverente divertido sem ser piegas, é racional sem ser sério. parabéns.
vamos ver se a luz da razão ilumina essas cabecinhas difíceis. hehehe :)

[]s ciclísticos,

Lucio Flausino