21 de novembro de 2008

Mandamentos da baixa velocidade

Três dias depois que escrevi sobre o slow ride o Pedaleiro mandou pra lista da bicicletada essa tradução dos mandamentos da baixa velocidade. Não sei se foi ele que traduziu. De qualquer forma, é útil. A ilustração é linda.

O último mandamento é uma tentação contra a qual lutei por muito tempo, mas agora me rendi convictamente. As luvas e o capacete já me salvaram e roupas horrorosas de lycra e dry fit são a melhor coisa que há para controlar bem a temperatura. E pedalar bem climatizado é fundamental para o conforto e a saúde.

Mas ainda serei chique que nem o Akira.




Movimento das Bicicletas Lentas - Estilo acima da Velocidade.

1. Escolho ser um ciclista lento e irei pedalar em um ritmo agradável. Pedalarei de uma maneira tranqüila e casual, aproveitando a viagem e o ambiente pelo qual estou passando.

2. Estou ciente de que a minha simples presença na paisagem urbana irá inspirar outros.

3. Irei pedalar nos meus deslocamentos diários, incluindo ir ao trabalho, as compras e restaurantes.

4. Irei me vestir com roupas adequadas ao meu local de destino. Posso ir até mais bem vestido por estar de bicicleta.

5. Irei personalizar minha bicicleta de acordo com os padrões da cultura ciclística e minhas necessidades pessoais. Alguns ítens podem ser, protetor de corrente, descanso, paralamas, buzina, uma cestinha ou bagageiro.

6. Irei respeitar as leis de trânsito.

7. Irei pedalar com graça, dignidade e boas maneiras. Darei preferência aos pedestres nas ciclovias e cruzamentos com um sorriso no rosto e irei também agradecer aos motoristas quando eles derem preferência a mim.

8. Eu sei que pedalar é uma excelente oportunidade para praticar pequenas civilidades, socializar com a amigos e espalhar felicidade aleatoriamente para desconhecidos. Sendo assim irei comprimentar pessoas aleatoriamente na rua.

9. Irei resistir a usar “vestimentas de ciclista” - sendo a única exceção um capacete, caso, no exercício da minha liberdade de escolha, eu queira usar um.

Nenhum comentário: