23 de novembro de 2008

Vá a pé, mas com cuidado!

É com orgulho que recebo e publico o texto abaixo. Foi escrito espontânea e especialmente para este blog por meu brimo Marcel, que julga não ter perna suficiente pra pedalar, mas que costuma andar bastante e ter um olhar bastante atento e bem humorado sobre tudo. Valeu Marça, sucesso!

Entrar no trabalho às cinco da manhã tem lá suas vantagens. Às duas e meia da tarde já estava com a mochila nas costas, pronto para o tão esperado regresso. Não estava sol, mas nem precisava. O fim do expediente me motiva de maneira extraordinária.

Com toda essa alegria decidi: “De noite, em vez de ônibus, vou a pé até o metrô para ver o show de punk rock no Hangar”. Um horinha de caminhada ia me fazer bem, nada melhor para uma sessão de introspecção. Além disso, fugiria do estresse do busão e do trânsito da sexta-feira.

Para fazer o warm up pro show, liguei meu MP3 Player (desculpe, sem dinheiro para um Ipod) no talo. Muito ska-core com Less Than Jake e Reel Bigh Fish. Porém, enorme foi a surpresa de que seria mais relaxante ir ao metrô com o Palio 98 do meu irmão.

Em 53 minutos quase fui atropelado quatro vezes. Primeiro um carro passou pelo vermelho, assim, sem pudor. O outro quase fez a mesma coisa, mas faltou coragem. Parou na faixa de pedestres. Quando percebeu que estava atrapalhando a passagem, decidiu dar a ré, mas não me viu passando por trás de seu Audi A3. Quase o árabe aqui virou tabule amassado.

Com as motos a coisa é mais repentina. Uma delas simplesmente pegou a contramão, percebendo que o fiscal da CET preferia conversar com a moça bonita, atendente do bar. O outro motoboy quase me mandou para o hospital por um motivo mais nobre. Subiu na calçada para entregar duas pizzas. Justo não?

Dizem que nos EUA, Canadá e na Europa é só colocar o pé na rua que os carros param. É lindo, mas utópico por aqui. Não precisamos de tudo isso. Bastava que carros (qualquer veículo, sejam carros, motos, caminhões) e pedestres sigam certas regrinhas básicas:

-Carros: Andem nas ruas, respeitem as sinalizações, as faixas e o semáforo. Sinal amarelo significa REDUZA e não AUMENTE, e sinal vermelho significa PARE e não PISA FUNDO QUE AINDA DÁ TEMPO!

-Pedestres: Andem nas calçadas, atravessem na faixa e também prestem atenção no semáforo. Nada de correr no vermelho e depois culpar os carros.

Tão difícil assim? Ontem me pareceu.

Um comentário:

Marcel Jabbour disse...

Grande, Sílvio!

É uma honra falar pra milhões de pessoas. Vou começar a ficar mala. Quem sabe até cobre pelos próximos textos!

Valeu sempre pelo help lá no Diletra!

Abraços

PS:.Se houver próximos, mando em bloco de notas! =)