8 de novembro de 2008

Vasco da Gama tua fama assim se fez


Pedaço do texto do José Geraldo Couto na folha de hoje. Aprendi a odiar loucamente o Vasco da Gama, culpa do Eurico Miranda. Hoje torço loucamente para que ele não caia pra segunda divisão.



Surgido na época em que imperavam o elitismo e o preconceito, o Vasco da Gama foi decisivo no processo de popularização do futebol, abrindo suas fileiras para os jogadores negros e mestiços, acelerando a profissionalização do esporte.
Um dos recursos baixos que os clubes de elite cariocas lançaram mão para tentar excluir o Vasco de sua liga e de seus torneios foi estabelecer a exigência de um grande estádio próprio para os clubes participantes.
Com grande esforço e tenacidade, a colônia portuguesa no Rio de Janeiro fez uma "vaquinha", mobilizou gente de todas as classes, sobretudo das mais populares, e construiu em menos de um ano o estádio de São Januário, que foi inaugurado em 1927. Até a construção do Pacaembu, em 1940, foi o maior do país.
O Vasco tem em sua história personagens trágicos como Barbosa, dramáticos como Edmundo, picarescos como Romário. É um patrimônio esportivo, cultural e afetivo do povo carioca e brasileiro, cantado em prosa e verso por Aldir Blanc, Paulinho da Viola, Luiz Melodia. Por isso, amigos, "vamos todos cantar de coração: a cruz de Malta é o meu pendão".


O Dinamite é uma das minhas primeiras referências de seleção brasileira. Um jogador com esse nome certamente foi pensado para o público infantil.

Nenhum comentário: