18 de outubro de 2008

Barcelona na medida do humano

Notícia enviada pelo apocalipse para a lista da bicicletada informa que o prefeito de Barcelona anunciou que vai expandir para 300km as zonas 30.

Zonas 30 é como se chamam as regiões onde o limite de velocidade dos veículos é de suficientes 30km/h.

Suficientes sim. Apesar de os motormóveis saírem de fábrica com velocímetros que marcam muito mais do que qualquer limite de velocidade permitido no país, as médias em cidades grandes não passam de 20km/h (quando muito). E somando o momento de inércia de uma tonelada de aglomerado de metais a uma cultura violenta e egoísta e a limitações humanas de reflexos e atenção, mais velocidade significa menos vida.

"Filhinho, não vá brincar na rua porque é perigoso". "Meu, eu nunca vou andar de bicicleta em São Paulo porque algum carro vai me matar". "Puta que pariu, fiquei mais de uma hora preso no trânsito". "Cê viu aquele cara que morreu numa ambulância que ficou pressa no engarrafamento?". "Meu filho tem um problema crônico no pulmão".

Pra que que a gente tem carro mesmo?



Enquanto isso, Bohmte, uma cidadezinha no norte na Alemanha simplesmente baniu toda a sinalização viária. Pra que leis se as pessoas tem bom senso e o usam?

Nenhum comentário: