9 de fevereiro de 2009

Ciclocross vs mountain bike


Sempre digo que os americanos são frouxos perto dos europeus. Mas isso não tem nada a ver com sexo ou opções sexuais. Por mais que todos comam hamburgeres e catchup, os americanos são mimados, curtem tudo mastigado demais e isso pra mim faz perder a graça.

O exemplo que usava para justificar essa afirmação jocosa era rugby versus futebol americano. Rugby é incomparavelmente mais legal do que seu neto degenerado. É mais bruto, mais livre e mais filosófico também. Ambos são formados e formadores das culturas onde são praticados.

Agora descobri um exemplo mais próximo: muito, mas muito antes mesmo dos americanos "inventarem" o mountain bike, os europeus já praticavam o ciclocross.


Vejam este trecho tirado do Maglia Rosa:

"O ciclocross foi 'inventado' por ciclistas europeus de estrada para manter o seu condicionamento físico durante o outono e inverno, onde as provas eram raras. Se analisarmos as provas de mountain-bike a partir dos anos 90 veremos que os norteamericanos (supostos inventores da modalidade) já não são os dominadores: os europeus vencem quase sempre. Isso não aconteceu porquê os europeus 'pegaram a mão' da modalidade rapidamente: no fundo, o mountain-bike é o neto do ciclocross."

2 comentários:

goitaca disse...

Hahaha, roots total!

Unknown disse...

Totalmente apoiado !!!

eu também digo a mesma coisa !

MTB na verdade é um Cyclocross . reparem q o mairo MTb'r americano ) Jhon Tomac ) ganhava suas provas com uma bike igual de cyclocross com guidão curvado !!!

os americanos copiaram tudo desde o Rugbi até o cricket !

abrçs

www.fotolog.net/jucaxc