24 de fevereiro de 2010

A matemática é divertida

"As pessoas tentam, por vezes, dar a idéia de que 'a matemática pode ser divertida'. Penso que a ênfase aí não está correta. Para mim, a matemática é divertida, e este livro é uma consequência natural da forma como abordo o assunto.

Atenção, posso compreender por que é que a maioria das pessoas acham esta afirmação surpreendente. Para ver por que é que a matemática é divertida é preciso encontrar a perspectiva certa. É necessário não se deixar intimidar pelos símbolos e pelo calão e concentrar-se nas idéias; a matemática tem de ser encarada como amiga, e não como adversária. Não digo que a matemática seja sempre uma feira de diversões, mas qualquer pessoa deve ser capaz de a apreciar, qualquer que seja o nível a que opere.

O leitor gosta de palavras cruzadas ou de puzzles? Gosta de jogar damas ou xadrez? Os padrões fascinam-no? Gosta de descobrir 'o que faz andar as coisas'? Então tem capacidade para apreciar idéias matemáticas. E é mesmo possível que, apreciando-as, possa tornar-se um verdadeiro matemático.

Um pouco mais de matemática não nos faria mal. A matemática é fundamental para o nosso estilo de vida."


Pedaço da apresentação do livro Jogos, conjuntos e matemática. Enigmas e mistérios, de Ian Stewart.

Recomendo fortemente esse livro (e qualquer outro do Stewart) para aquelas pessoas que queriam gostar de matemática mas acham ela muito difícil.

Este autor ajuda a estabelecer a amizade com a matemática.

Um comentário:

Sueto disse...

A matemática sempre foi bem bacana. Os chatos são os professores mesmo...
Não pode passar o x? pff.....