13 de abril de 2009

Educação vs. criatividade


Meu amigo baiano fundador do beerganismo já tinha me falado das TED Talks (também no youtube, com legendas em português). Agora minha chefa me mandou estes dois vídeos (primeiro aqui, depois aqui) onde um tal de Sir Ken Robinson pergunta: uma vez que não sabemos como será o dia de amanhã, o que é educar para o mundo?

Ah, a criatividade, jovem menina tão bem falada, mas tão maltratada.

"A criatividade hoje é tão importante na educação quanto a alfabetização". "Se você não estiver preparado para estar errado, você nunca vai ser original" (Hermeto Pasqual sempre falou isso). As crianças aprendem a ter medo de estarem erradas. Todos nascemos livres deste medo, mas sistemas educacionais onde o erro é tratado como um crime produzem pessoas desprovidas da capacidade de ser criativa. Logo, "somos ensinados a abandonar a criatividade". A escola cumpre este papel.

Por exemplo, "não existe nenhum sistema educacional no planeta que ensine dança diariamente, como se faz com a matemática". "Os professores encaram o corpo como um meio de transporte para o cérebro".

O ensino público surgiu por uma demanda da sociedade industrial. A hierarquia das disciplinas vem dai: muita matemática e língua, cultura no lugar da arte, educação física no lugar da dança.

"Onde se precisava de bacharelado para trabalhar, hoje se precisa de mestrado. Onde se precisava de mestrado, hoje se precisa de doutorado. E assim todo o sistema educacional foi inflacionado, o que revela que ele está ruindo por baixo".

A comparação final entre os problemas educacionais e os problemas ecológicos que enfrentamos é fantástica.

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