27 de outubro de 2009

Mesmo tranformada, resurge

Quando meus alunos me perguntam pra que serve logarítmo, quando não respondo "pra nada", a resposta que mais gosto é: pra fazer uma bomba!

Não saberia fazer uma bomba, nem tenho certeza se alguém que saiba precisa compreender logarítimo. Mas é claro pra mim que saber logarítimo, entender seu simples conceito, é uma ferramenta importante para enxergar mais beleza no mundo.

Algumas simetrias se escondem nesta escala não linear e a evolução de quase tudo na natureza segue esta ordem. Sempre lembro disso quando estou passeando no meio do mato, quando observo um passarinho voando ou manchas de líquidos no chão.

Não acredito que essa beleza precise ficar restrita a especialistas em matemática.

E não sou o único.

Encontrei esta bela foto no blog Idéias Cretinas. Ela foi uma das vencedoras do prêmio Nikon Small World. Trata-se de um ovário de peixe.

Abaixo segue um gostinho do texto. Leia mais .

Essa espiral tem a propriedade de manter a forma em qualquer escala, mesmo com o espaço compreendido entre sucessivas voltas aumentando sempre; e o ângulo formado entre linhas radiais e tangentes a ela é sempre o mesmo, em todos os pontos. Possivelmente por causa dessas características, ela é uma forma comum na natureza, aparecendo em ciclones, galáxias e seres vivos.

Uma ave de rapina aproximando-se da presa ou um inseto voando para colidir com uma lâmpada descrevem espirais logaritmicas. Os insetos evoluíram um mecanismo que os leva a buscar manter um ângulo constante com a principal fonte de luz da vizinhança durante o voo -- se essa fonte é o sol ou a lua, o resultado é uma linha reta; como quando um pessoa tenta viaja para o norte mantendo o sol à sua direita, durante a manhã.

Se a fonte estiver muito mais próxima (e, para piorar, irradiar luz em 360º), surge a espiral letal.

Leia o texto completo aqui.

3 comentários:

Igor Abreu disse...

Pra que servem os logaritmos? A escala de medição do pH (potencial de hidrogênio - acidez/alcalinidade) é logarítmica, ou seja, uma solução de pH = 7 é DEZ vezes mais alcalina que uma outra de pH = 6.
Similarmente, na escala Richter, de força de movimento do solo (terremotos, tremores de terra), um tremor de magnitude 7 não é só "uma tremidinha a mais" que um de magnitude 6!

Além destes dois exemplos práticos, a representação de dados em forma logarítmica nos permite simplificar expressões matemáticas. Conhecendo-se as propriedades dos logaritmos, podemos reduzir consideravelmente a expressão e chegar mais rapidamente a uma solução do problema.

Ah, muito legal a foto! :D

Silvio Tambara disse...

Meu amigo baiano fundador do beerganismo e ombundsman deste blog ressuscitou!!!

Moita disse...

Tudo que é complexo e interrelacionado nesse mundo só pode ser explicado por logarítmos. Eu sou péssimo em logaritmo. Daonde não teria muito futuro como pesquisador, cientista, pensador, etc.

Esta foi uma das conclusões mais importantes a que cheguei nos meus tempos de faculdade de engenharia.