5 de agosto de 2009

Lógica invertida

O amigo cidadão Daniel, num dia comum, travou o seguinte diálogo com um senhor também cidadão, agente da empresa que controla o trânsito de seres vívos desta cidade.


Cenário: Rua do Bosque, um trecho tradicionalmente engarrafado em função do estacionamento problemático embaixo do Tribunal Trabalhista, na Barra Funda, São Paulo. Apesar do nome, praticamente nenhuma árvore, só os carros constantemente buzinando e formando filas intermináveis para tentar acessar o prédio e calçadas assustadoras, com direito a pedaços de ferro erguidos, buracos, trechos onde não dá para passar duas pessoas e fumaça, muita fumaça. Manhã de terça-feira, 10h, dois funcionários da CET orientam os motoristas para que o trânsito não pare. A ordem é pé no acelerador.

- Bom dia, com licença, vocês estão fazendo alguma operação especial ou é um estudo de monitoramento do trânsito?
- Opa, não, não. É que está tendo um evento no Fórum, aí chamaram a gente para organizar o trânsito.
- Essa rua sempre pára.
- Pois é.
- Bom, como faço para fazer uma solicitação relativa ao trânsito?
- É dessa rua?
- Não, é daquele viaduto ali. A calçada é um pouco menor que a minha aberta assim ó - abri a mão esticando os dedos, não muito.
- Un... Qual a sua solicitação?
- Aumentar a calçada, tirar uma pista para os carros.
- Tirar uma pista para os carros? Mas isso não dá. Essa avenida já está MUV (ou MUF, ou MUB), já está saturada.
- Mas tem bastante gente que atravessa o viaduto a pé e, quando duas pessoas se encontram, uma tem que descer para a rua, é perigoso.
- Olha, se tirar uma pista dos carros, o trânsito vai piorar ainda mais, a fila vai ficar pior.
- Não tem como piorar, amigo. Aquilo sempre está travado. E, se piorar, as pessoas tentaram outras maneiras de fazer esse trajeto, né? Talvez até melhore o trânsito.
- Olha, fizeram isso na Matarazzo. Quer dizer, tiraram uma pista dos carros e fizeram uma exclusiva para os ônibus. O pessoal reclamou bastante e nas duas faixas de carro o trânsito travou de vez.
- Mas esse modelo não tem jeito mesmo, né? Se todo mundo for de carro, não cabe.
- É, isso é verdade.
- Olha o que estão fazendo na Marginal. Vai resolver abrir mais pistas?
- Não, de jeito nenhum. Logo mais a gente em vez de 7 pistas congestionadas, vamos ter 11.
- Então! A solução é diminuir as pistas dos carros. Nessa questão dos viadutos, eu tenho interesse também porque passo de bicicleta por aqui e, se continuar assim, qualquer hora vão me atropelar. Com quem eu posso falar?
- Liga lá na CET e faz a solicitação, eles encaminham para a Subprefeitura. Mas posso te falar uma coisa?
- Claro!
- Não sei se o pessoal da Prefeitura gosta desse tipo de idéia não. Não sei...
- Bom, vou tentar. Obrigado e bom dia aí para vocês.
- Bom dia!

CETs se reaproximam e ficam conversando enquanto acenam para os motoristas acelerarem.

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