26 de junho de 2009

Novo brasão de Sampa

O Tiago Costa Nepomuceno, que não é o Tiago Nepomuceno, das tiras do Sabiá, mandou bem na recriação do brasão da nossa cidade. Uma cidade moderna, que sabe pra onde vai, antenada com o mundo.

Ele mesmo explica o que fez:

Um novo brasão para uma velha cidade. No lugar do forte braço empunhando a bandeira da cruz de cristo, a figura simbólica do soberano que há décadas tem sob suas rodas uma cidade rendida, ofendida, poluída, esgarçada, suja, segregada, barulhenta, burra e, mais que tudo, congestionada. No lugar dos orgulhosos ramos de café, a pistola de combustível que alimenta os senhores das ruas e a impiedosa motosserra, sempre pronta para tirar a vida de qualquer coisa que atrapalhe o pleno domínio do tirano poluidor.

No lugar dos frutos do cafeeiro muitos cifrões, para que ninguém esqueça o que move as autoridades e os “especialistas” a serviço da carrocracia. Por fim, substituindo a coroa de torres há o que restou das antigas, belas e cada vez mais escassas árvores paulistanas, mutiladas e assassinadas à luz do dia ou na calada da noite, maltratadas pelos próprios órgãos públicos a despeito de serem um patrimônio coletivo de valor inestimável.

Igual ao antigo brasão, apenas o orgulhoso e ufanista lema de outrora, hoje ainda mais atual do que ontem: “Não sou conduzido, conduzo”, divisa perfeita para uma cidade que orienta suas políticas e ações em benefício dos interesses dos automóveis e em detrimento da sustentabilidade socioambiental da qual todos dependem. As árvores sobreviventes da Marginal Tietê começaram a desaparecer. Os lacaios da carrocracia estão sorrindo. A história não os absolverá.

Encontrado no apocalipse e no igual você.

2 comentários:

tcnbaggins disse...

Só corrigindo: o autor do brasão não foi o Tiago Nepomuceno das tiras do Sabiá, apesar da associação pelo nome e tipo de arte ser quase natural. Meu nome completo é Tiago Costa Nepomuceno e não sou um artista profissional, ao contrário do Tiago "Sabiá". Grande abraço.
http://www.flickr.com/photos/tcnbaggins/

Silvio Tambara disse...

Muita coincidência. Dois quase homônimos e artistas. Valeu pela correção. Mandou muito bem no brasão.